A instrução de atribuição do Python permite ter uma lista como destino da atribuição. Já tinha visto noutras linguagens: no PHP e no Prolog. Eis um exemplo em Python, onde a atribuição à lista a,b premite fazer a troca das variáveis, sem variável auxiliar:
>>> a=2 >>> b=5 >>> a,b=b,a >>> print a, b 5 2
A instrução pass é uma instrução nula, não executa nenhuma operação, e é útil para quando a sintaxe obriga à existência de uma instrução num local onde não pretendemos ação alguma.
def f(arg): pass # a function that does nothing (yet) class C: pass # a class with no methods (yet)
A instrução del pemite apagar uma lista de objetos. As variáveis a e b do exemplo acima, podem ser apagadas da forma seguinte:
del a,b
A instrução print imprime um objeto ou uma lista de objetos.
>>> a=2 >>> b=5 >>> print a, b 2 5
A instrução return permite devolver um objeto ou uma lista de objetos, como resultado de uma função.
A instrução yield é usada com funções geradoras. Para perceber a instrução yield é preciso perceber o que são funções geradoras (generators). Uma função geradora é semelhante a um iterável, mas é criada on-the-fly, e o seu valor só pode ser usado uma vez, pois não fica guardado. A instrução yield faz o retorno de uma finção geradora e, nesse contexto, é semelhante a um return.
>>> def createGenerator(): ... mylist = range(3) ... for i in mylist: ... yield i*i ... >>> >>> mygenerator = createGenerator() # create a generator >>> >>> print(mygenerator) # mygenerator is an object!>>> for i in mygenerator: ... print(i) ... 0 1 4
As instruções break e continue podem ser usadas apenas no âmbito de instruções for e while.
A instrução global cria identificadores globais.
A instrução exec permite a execução dinâmica de código Python. Segue-se um exemplo de execução de código que está contido numa string.
>>> mycode = 'print "hello world"' >>> exec(mycode) hello world